quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Projeto: Coleção Arte Brasileira Para crianças e adolescentes.


Projeto: Coleção Arte Brasileira Para crianças  e  adolescentes.

Autor:Cesar Otacílio Gomes

A) OBJETIVO :

-Desenvolver, ilustrar, escrever, organizar e editar uma coleção (4 volumes) de livros didáticos sobre grandes artistas plásticos da história do brasil, em linguagem informativa e estética atraente para crianças e adolescentes .

-Lançar uma coleção de livros divertidos, para oportunizar o conhecimento e o gosto por obras de grandes artistas brasileiros, tendo como publico-alvo leitores em fase do desenvolvimento cultural.

-Através de uma coleção de livros, aumentar a  aproximação entre crianças e adolescentes da vida e obra de destacados artistas plásticos  do Brasil, cronologicamente, desde sua descoberta aos dias atuais.

-Estimular na criança e no adolescente, a percepção visual da leitura de obras de arte, familiarizando-os e inserindo-os no âmbito da produção artística brasileira.

-Ampliar o repertório de conhecimento de futuros cidadãos para a aceitação de criações artísticas, tornando-os aptos a discutir, entender e interessar-se por obras de arte das mais variadas técnicas, estilos e de diferentes épocas  produzidas no país.

-Criar um produto comercial para explorar o mercado carente de informações didáticas sobre artistas brasileiros, especialmente direcionado a jovens.

B) JUSTIFICATIVA:

A necessidade de ampliar nas crianças e adolescentes o conhecimento  e a capacidade de análise crítica por  trabalhos artísticos.

A falta de materiais  informativos didáticos com linguagem direcionada para crianças e adolescentes sobre artistas plásticos das diferentes regiões do país.

Combater a urgente desinformação e indiferença pelo  fazer artístico, existente na grande maioria das crianças e adolescentes, da mesma forma promover a divulgação de nomes destacados nas artes visuais brasileira para um público em iniciação ao aprendizado cultural;

Acrescer e aguçar o senso estético nas crianças e adolescentes brasileiros, com isto aproxima-los das obras de artistas plásticos que trabalham, ou trabalharam em seu país;

Integrar a criança e o adolescente brasileiro(também a família, a sociedade e a escola) com o universo do desenvolvimento artístico de autores brasileiros.

Informe:

-        Mercado alvo: escolas públicas e particulares da 5ª a 8ª série; feiras de livros, livrarias, escolas de arte, museus, bibliotecas, centros culturais, etc.
-        Publico alvo:  estudantes, adultos interessados pela arte, artistas plásticos, etc.
-        Abrangência: todos os estados e municípios do Brasil.

C      SÍNTESE:
A coleção arte brasileira para crianças e adolescentes; pretende de modo agradável e ao mesmo tempo consistente difundir entre crianças e adolescentes a importância da arte num contexto histórico-cultural dentro do país. Para que a vida e a obra de grandes artistas brasileiros não caiam no esquecimento, a propostas é começar com a conscientização desde cedo, com as crianças e os adolescentes.

De forma didática propõe  uma viagem pelo tempo permeada de aventuras que realmente aconteceram e que não sejam muito longe da realidade vivenciada pelos estudantes do nível a que se pretende atingir. O fio condutos do texto será baseado nos fatos marcantes da história do país na influencia de estilos e linguagens que cada artista sofreu. Para tanto, nada de vocabulário rebuscados, mas uma linguagem simples, coesa e divertida.

Uma pesquisa profunda e baseada em fontes oficiais, livros, periódicos e, até entrevistas, objetiva embasar um retrato fiel da abordagem artística, podendo inclusive ser fonte de estudo acadêmico da área. O  aspecto lúdico dentro da arte também será enfocado, será sugerido dentro de cada volume que a criança e o adolescente interaja no processo de criação do artista; assim poderá divertir-se com a história em quadrinhos de uma personagem viajando no tempo com sua scooter do tempo folhar o livro e apreciar um desenho animado no canto das paginas, praticar caça-palavras, datas, jogos interativos, palavras cruzadas, glossário; tudo levando em consideração as obras e épocas dos artistas incluídos em cada volume da coleção.

D      ABORDAGENS:

Capítulo 1- Arte Indígena
           
            A beleza da arte ligada ao rito e a magia dos habitantes originais do Brasil. Um atestado a             grandiosidade dos povos e das culturas nativas deste gigantesco país.

Capítulo 2- Período Nassau

Na luxuosa corte do invasor holandês, Maurício de Nassau, instalada em Pernambuco , tem início o desenvolvimento oficial da pintura na colônia Brasil.
Destaques:
-Frans post
-Albert Eckhout

Capítulo 3- Depois de Guararapes

Após a batalha dos Guararapes e a expulsão dos holandeses do Brasil, surge um novo tipo de arte, transição entre o maneirismo  e o barroco.

Destaques:
-Frei Agostinho da Piedade
-Ricardo de Pilar

Capítulo 4- Barroco Brasileiro

A)Barroco Baiano:
Bahia, sede do governo e capital religiosa do país, produz um barroco feito de ouro e jacarandá.

Destaques:

-José Joaquim da Rocha
-Manuel Inácio da Costa

B) Barroco Carioca

Enriquecido pelo ouro vindo da região de Minas Gerais, o pequeno burgo do Rio de Janeiro torna-se grande centro comercial da colônia, ornamentando-se com suntuosas obras Barrocas.
Destaques:
-Mestre Valentin
-José de Oliveira Rosa

C      Barroco Mineiro
            Com a força das riquezas das minas de ouro, diversas cidades de Minas Gerais elevaram ao mais alto patamar a beleza do barroco Brasileiro.

Destaques:
-Aleijadinho
-Manuel da Costa Ataide
Capítulo 5 - Missão artística francesa:
a)  A missão artística francesa no Rio de Janeiro, nova capital brasileira, a corte fugitiva de Napolião e um grupo de artistas criam a academia de belas artes e introduzem o neoclassicismo.

Artistas destacados:

-Nicolas-Antoine Taunay
-Jean Baptiste Debret

Capítulo 6- Retratistas da Corte:
           
            Na corte imperial do Brasil, artistas trabalhavam para perpetuar a imagem e o fausto dos monarcas brasileiros.

Destaques :

-José Leandro de Carvalho
-Francisco Pedro do Amaral

Capítulo 7- Artistas estrangeiros na jovem corte brasileira:

Pintures da Europa chegam a jovem corte brasileira atraídos pela luz, riquezas,e pelas belezas naturais dos trópicos.

Destaques :

-Henry Chamberlain
-Louis Auguste Moreau
-Conde de Clarac
-Rugendas

Capitulo 8- Império Glorificado:

            Artistas seguidores do academismo dos países europeus, cultuam o trono e a pátria como tema das suas obras.

Destaques:
-Pedro Américo
-Vitor Meireles

Capítulo 9- Transição entre a república e a eclosão do modernismo:

            Período conhecido como belle época no Brasil, entre a proclamação da república e a eclosão da arte moderna no pais, o requinte de uma elite confiante é mostrada na pintura.

Destaques:
-Almeida Junior
-Rodolfo Amoedo
-Eliseu Visconti
-Rodolfo Bernadelli

Capítulo 10- A semana da arte moderna:

             O Brasil adormecido em berço esplandido é despertado através das letras artes e pensamento, numa semana de arte moderna em São Paulo em 1922.

Destaques:
-Lasar Segall
-Anita Malfatti
- Vitor Brecheret
-Di Cavalcante
-Vicente do Rego Monteiro
- Tarsila do Amaral
-Osvaldo Goeldi

Capítulo 11 – Nova Geração Moderna
 Continuação natural das tendências artísticas e movimentos vinculados ao modernismo da Semana da Arte Moderna.
Destaques:
- Portinari
- Guignard
- Ismael Néri
 - Cícero Dias
- Bruno Giorgi
- José Pancetti
- Milton da Costa
- Orlando Teruz

Capítulo 12 – Movimentos Paulistas
 São Paulo presenciou na década de 30, surgimento de diversas manifestações artísticas e exposições de Arte Moderna.
Destaques:
- Flávio de Carvalho
- Clóvis Graciano
- Ado Bonadei
- Alfredo Volpi

Capítulo 13 – Artistas Primitivos
 Soluções plásticas de profunda intensidade poética, uma visão otimista do mundo pleno de sentimentos oníricos.
Destaques:
- Heitor dos Prazeres
- Djanira
- José Antônio da Silva
- Mestre Vitalino
- Eli Heil
- Mayer Filho

Capítulo 14 – A gravura Contemporânea
 O notável processo criativo da arte de gravar na técnica da reprodução.
Destaques:
- Maria Bonomi
- Fayga Ostrower
- Carlos Scliar
- Vasco Prado
- Marcelo Grassmann

Capítulo 15 – Difusão do Modernismo
O espírito da modernidade rompe tabus e surgem novos centros artísticos no país.
Destaques:
- Emeric Marcier
- Flávio Shiró
- João Camara
- Guido Viaro
- Martinho de Haro
- Antônio Henrique Amaral

Capítulo 16 – Artistas Contemporâneos
As tendências da arte dos nossos dias acontecendo paralelamente ao desenvolvimento industrial do país.
Destaques:
- Sanson Flexor
- Lygia Clark
- Arcângelo Ianelli
- Manabu Mabe
- Tomie Ohtake
 - Fukushima
 - Ibere Camargo
 - Siron Franco
 - Krajcberg
 - Silvio Pleticos
 - Baravelli
 - Gerchman
 - Daniel Senise
 - Luiz H. Schwanke
 - Leda Catunda

E) Organização:
   Distribuição das abordagens 

1) Volume I
   - Arte Indígena
   - Período Nassan
   - Depois de Guararapes
 - Barroco Brasileiro
 - Retratistas da corte
 - Desenho animado nas páginas
 - História em quadrinhos
 - Brincadeiras e jogos interativos
 - Glossário

2) Volume II
  - A missão artística francesa
  - Artistas estrangeiros na jovem corte brasileira
  - Império glorificado
  - Transição entre a república e a eclosão do modernismo
  - Desenho animado nas páginas
  - História em quadrinhos
  - Brincadeiras e jogos interativos
  - Glossário

3) Volume III
  - A semana da Arte Moderna
  - Nova geração moderna
  - Movimentos Paulistas
  - Artistas Primitivos
  - Desenho animado nas páginas
  - História em quadrinhos
  - Brincadeiras e jogos interativos
  - Glossário

4) Volume IV
  - A gravura contemporânea
 - Difusão do modernismo
 - Artistas contemporâneos
 - Desenhos animados nas páginas
 - História em quadrinhos
 - Brincadeiras e jogos interativos
 - Glossário

F) Apresentação:
 - Quantidade de páginas para cada volume: 160 / 180
 - Tamanho fechado: 20,5cm X 23,0cm
 - Tamanho aberto: 20,5cm X 46,0cm
 - Capa e contra capa: semi-dura
 - Caixa de papelão: Para expor a coleção na estante
 - Impressão capa / caixa: 4 x 4  cores
 - Impressão miolo: 4 x 1 cor e 4 x 4 cores

6) Tempo para realização: 365 a 450 dias

H) Cronograma Financeiro: A desenvolver e a discutir.



   








3 comentários:

Mariana Labadia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana Labadia disse...

Olha Cesar , gostaria de saber se este projeto foi levado adiante, pois é muito interessante ver tantos nomes importantes reunidos numa coleção. Me interessa ver as propostas ludicas que vc propoe.

Mariana Labadia disse...

Olha Cesar , gostaria de saber se este projeto foi levado adiante, pois é muito interessante ver tantos nomes importantes reunidos numa coleção. Me interessa ver as propostas ludicas que vc propoe.