Projeto: Coleção Arte
Brasileira Para crianças e adolescentes.
Autor:Cesar Otacílio
Gomes
A) OBJETIVO :
-Desenvolver, ilustrar, escrever, organizar e editar uma
coleção (4 volumes) de livros didáticos sobre grandes artistas plásticos da
história do brasil, em linguagem informativa e estética atraente para crianças
e adolescentes .
-Lançar uma coleção de livros divertidos, para oportunizar o
conhecimento e o gosto por obras de grandes artistas brasileiros, tendo como
publico-alvo leitores em fase do desenvolvimento cultural.
-Através de uma coleção de livros, aumentar a aproximação entre crianças e adolescentes da
vida e obra de destacados artistas plásticos
do Brasil, cronologicamente, desde sua descoberta aos dias atuais.
-Estimular na criança e no adolescente, a percepção visual
da leitura de obras de arte, familiarizando-os e inserindo-os no âmbito da
produção artística brasileira.
-Ampliar o repertório de conhecimento de futuros cidadãos
para a aceitação de criações artísticas, tornando-os aptos a discutir, entender
e interessar-se por obras de arte das mais variadas técnicas, estilos e de
diferentes épocas produzidas no país.
-Criar um produto comercial para explorar o mercado carente
de informações didáticas sobre artistas brasileiros, especialmente direcionado
a jovens.
B) JUSTIFICATIVA:
A necessidade de ampliar nas crianças e adolescentes o
conhecimento e a capacidade de análise
crítica por trabalhos artísticos.
A falta de materiais
informativos didáticos com linguagem direcionada para crianças e
adolescentes sobre artistas plásticos das diferentes regiões do país.
Combater a urgente desinformação e indiferença pelo fazer artístico, existente na grande maioria
das crianças e adolescentes, da mesma forma promover a divulgação de nomes
destacados nas artes visuais brasileira para um público em iniciação ao
aprendizado cultural;
Acrescer e aguçar o senso estético nas crianças e
adolescentes brasileiros, com isto aproxima-los das obras de artistas plásticos
que trabalham, ou trabalharam em seu país;
Integrar a criança e o adolescente brasileiro(também a
família, a sociedade e a escola) com o universo do desenvolvimento artístico de
autores brasileiros.
Informe:
-
Mercado alvo: escolas públicas e particulares da
5ª a 8ª série; feiras de livros, livrarias, escolas de arte, museus,
bibliotecas, centros culturais, etc.
-
Publico alvo:
estudantes, adultos interessados pela arte, artistas plásticos, etc.
-
Abrangência: todos os estados e municípios do
Brasil.
C SÍNTESE:
A coleção arte brasileira para crianças e adolescentes;
pretende de modo agradável e ao mesmo tempo consistente difundir entre crianças
e adolescentes a importância da arte num contexto histórico-cultural dentro do
país. Para que a vida e a obra de grandes artistas brasileiros não caiam no
esquecimento, a propostas é começar com a conscientização desde cedo, com as
crianças e os adolescentes.
De forma didática propõe
uma viagem pelo tempo permeada de aventuras que realmente aconteceram e
que não sejam muito longe da realidade vivenciada pelos estudantes do nível a
que se pretende atingir. O fio condutos do texto será baseado nos fatos
marcantes da história do país na influencia de estilos e linguagens que cada
artista sofreu. Para tanto, nada de vocabulário rebuscados, mas uma linguagem
simples, coesa e divertida.
Uma pesquisa profunda e baseada em fontes oficiais, livros,
periódicos e, até entrevistas, objetiva embasar um retrato fiel da abordagem
artística, podendo inclusive ser fonte de estudo acadêmico da área. O aspecto lúdico dentro da arte também será
enfocado, será sugerido dentro de cada volume que a criança e o adolescente
interaja no processo de criação do artista; assim poderá divertir-se com a
história em quadrinhos de uma personagem viajando no tempo com sua scooter do
tempo folhar o livro e apreciar um desenho animado no canto das paginas,
praticar caça-palavras, datas, jogos interativos, palavras cruzadas, glossário;
tudo levando em consideração as obras e épocas dos artistas incluídos em cada
volume da coleção.
D ABORDAGENS:
Capítulo 1- Arte
Indígena
A
beleza da arte ligada ao rito e a magia dos habitantes originais do Brasil. Um
atestado a grandiosidade dos
povos e das culturas nativas deste gigantesco país.
Capítulo 2- Período
Nassau
Na luxuosa corte do invasor holandês, Maurício de Nassau,
instalada em Pernambuco , tem início o desenvolvimento oficial da pintura na
colônia Brasil.
Destaques:
-Frans post
-Albert Eckhout
Capítulo 3- Depois de
Guararapes
Após a batalha dos Guararapes e a
expulsão dos holandeses do Brasil, surge um novo tipo de arte, transição entre
o maneirismo e o barroco.
Destaques:
-Frei Agostinho da
Piedade
-Ricardo de Pilar
Capítulo 4- Barroco
Brasileiro
A)Barroco Baiano:
Bahia, sede do governo e capital religiosa do país, produz
um barroco feito de ouro e jacarandá.
Destaques:
-José Joaquim da
Rocha
-Manuel Inácio da
Costa
B) Barroco Carioca
Enriquecido pelo ouro vindo da região de Minas Gerais, o
pequeno burgo do Rio de Janeiro torna-se grande centro comercial da colônia,
ornamentando-se com suntuosas obras Barrocas.
Destaques:
-Mestre Valentin
-José de Oliveira
Rosa
C Barroco Mineiro
Com a força das riquezas das minas de
ouro, diversas cidades de Minas Gerais elevaram ao mais alto patamar a beleza
do barroco Brasileiro.
Destaques:
-Aleijadinho
-Manuel da Costa
Ataide
Capítulo 5 - Missão
artística francesa:
a) A missão artística
francesa no Rio de Janeiro, nova capital brasileira, a corte fugitiva de
Napolião e um grupo de artistas criam a academia de belas artes e introduzem o
neoclassicismo.
Artistas destacados:
-Nicolas-Antoine
Taunay
-Jean Baptiste Debret
Capítulo 6-
Retratistas da Corte:
Na corte
imperial do Brasil, artistas trabalhavam para perpetuar a imagem e o fausto dos
monarcas brasileiros.
Destaques :
-José Leandro de
Carvalho
-Francisco Pedro do
Amaral
Capítulo 7- Artistas
estrangeiros na jovem corte brasileira:
Pintures da Europa chegam a jovem corte brasileira atraídos
pela luz, riquezas,e pelas belezas naturais dos trópicos.
Destaques :
-Henry Chamberlain
-Louis Auguste Moreau
-Conde de Clarac
-Rugendas
Capitulo 8- Império
Glorificado:
Artistas
seguidores do academismo dos países europeus, cultuam o trono e a pátria como
tema das suas obras.
Destaques:
-Pedro Américo
-Vitor Meireles
Capítulo 9- Transição
entre a república e a eclosão do modernismo:
Período
conhecido como belle época no Brasil, entre a proclamação da república e a
eclosão da arte moderna no pais, o requinte de uma elite confiante é mostrada
na pintura.
Destaques:
-Almeida Junior
-Rodolfo Amoedo
-Eliseu Visconti
-Rodolfo Bernadelli
Capítulo 10- A semana
da arte moderna:
O Brasil adormecido em berço esplandido é
despertado através das letras artes e pensamento, numa semana de arte moderna em São Paulo em 1922.
Destaques:
-Lasar Segall
-Anita Malfatti
-
Vitor Brecheret
-Di
Cavalcante
-Vicente
do Rego Monteiro
-
Tarsila do Amaral
-Osvaldo
Goeldi
Capítulo 11 – Nova Geração Moderna
Continuação natural das tendências artísticas
e movimentos vinculados ao modernismo da Semana da Arte Moderna.
Destaques:
-
Portinari
-
Guignard
-
Ismael Néri
- Cícero Dias
-
Bruno Giorgi
-
José Pancetti
-
Milton da Costa
-
Orlando Teruz
Capítulo 12 – Movimentos Paulistas
São Paulo presenciou na década de 30,
surgimento de diversas manifestações artísticas e exposições de Arte Moderna.
Destaques:
-
Flávio de Carvalho
-
Clóvis Graciano
-
Ado Bonadei
-
Alfredo Volpi
Capítulo 13 – Artistas Primitivos
Soluções plásticas de profunda intensidade
poética, uma visão otimista do mundo pleno de sentimentos oníricos.
Destaques:
-
Heitor dos Prazeres
-
Djanira
-
José Antônio da Silva
-
Mestre Vitalino
-
Eli Heil
-
Mayer Filho
Capítulo 14 – A gravura Contemporânea
O notável processo criativo da arte de gravar
na técnica da reprodução.
Destaques:
-
Maria Bonomi
-
Fayga Ostrower
-
Carlos Scliar
-
Vasco Prado
-
Marcelo Grassmann
Capítulo 15 – Difusão do Modernismo
O espírito da
modernidade rompe tabus e surgem novos centros artísticos no país.
Destaques:
-
Emeric Marcier
-
Flávio Shiró
-
João Camara
-
Guido Viaro
-
Martinho de Haro
-
Antônio Henrique Amaral
Capítulo 16 – Artistas Contemporâneos
As tendências da
arte dos nossos dias acontecendo paralelamente ao desenvolvimento industrial do
país.
Destaques:
-
Sanson Flexor
-
Lygia Clark
-
Arcângelo Ianelli
-
Manabu Mabe
-
Tomie Ohtake
- Fukushima
- Ibere Camargo
- Siron Franco
- Krajcberg
- Silvio Pleticos
- Baravelli
- Gerchman
- Daniel Senise
- Luiz H. Schwanke
- Leda Catunda
E) Organização:
Distribuição das abordagens
1) Volume I
- Arte Indígena
- Período Nassan
- Depois de Guararapes
- Barroco Brasileiro
- Retratistas da corte
- Desenho animado nas páginas
- História em quadrinhos
- Brincadeiras e jogos interativos
- Glossário
2) Volume II
- A missão artística francesa
- Artistas estrangeiros na jovem corte brasileira
- Império glorificado
- Transição entre a república e a eclosão do modernismo
- Desenho animado nas páginas
- História em quadrinhos
- Brincadeiras e jogos interativos
- Glossário
3) Volume III
- A semana da Arte Moderna
- Nova geração moderna
- Movimentos Paulistas
- Artistas Primitivos
- Desenho animado nas páginas
- História em quadrinhos
- Brincadeiras e jogos interativos
- Glossário
4) Volume IV
- A gravura contemporânea
- Difusão do modernismo
- Artistas contemporâneos
- Desenhos animados nas páginas
- História em quadrinhos
- Brincadeiras e jogos interativos
- Glossário
F) Apresentação:
- Quantidade de páginas para cada volume: 160
/ 180
- Tamanho fechado: 20,5cm X 23,0cm
- Tamanho aberto: 20,5cm X 46,0cm
- Capa e contra capa: semi-dura
- Caixa de papelão: Para expor a coleção na
estante
- Impressão capa / caixa: 4 x 4 cores
- Impressão miolo: 4 x 1 cor e 4 x 4 cores
6) Tempo para realização: 365 a 450 dias
H) Cronograma Financeiro: A
desenvolver e a discutir.
3 comentários:
Olha Cesar , gostaria de saber se este projeto foi levado adiante, pois é muito interessante ver tantos nomes importantes reunidos numa coleção. Me interessa ver as propostas ludicas que vc propoe.
Olha Cesar , gostaria de saber se este projeto foi levado adiante, pois é muito interessante ver tantos nomes importantes reunidos numa coleção. Me interessa ver as propostas ludicas que vc propoe.
Postar um comentário